No dia 3 de agosto entrou em vigor oficialmente a nova especificação da gasolina, que proporciona maior proteção ao motor e redução de consumo, e vai colaborar para que a indústria automobilística introduza novas tecnologias na busca de maior eficiência energética dos veículos.
Entenda um pouco mais porque tais mudanças foram feitas na gasolina brasileira:
Qual a razão da mudança na especificação?
Algumas gasolinas que estavam sendo importadas apresentavam octanagem RON e massa específica (densidade) muito baixos. Com isso estavam ocorrendo problemas de detonação em alguns motores e consumo elevado de combustível quando utilizavam essa gasolina. Com a nova especificação, todas as gasolinas estarão sujeitas aos novos limites.
Quais são os benefícios das novas especificações das Gasolinas Comum e Gasolina DuraMais+?
Melhor consumo e maior proteção ao motor. A busca por uma maior eficiência energética envolve múltiplas soluções de engenharia automotiva. Um dos principais objetivos destas tecnologias é reduzir consumo. As gasolinas Comum e DuraMais+, dos postos Dislub e Equador passam a proporcionar ainda mais eficiência energética e redução de consumo.
O que é octanagem?
Octanagem é uma medida do poder anti detonante da gasolina.
O que é eficiência energética? Qual a relação entre eficiência energética e redução do consumo?
Eficiência energética: um motor de combustão interna transforma a energia química do combustível em energia mecânica. Nem toda a energia é transformada em movimento pois há muitas perdas por atrito, calor etc. Eficiência energética é a capacidade do motor de fazer essa transformação. Nos motores do ciclo Otto atuais essa eficiência é de cerca de 25 a 30%.
Redução de consumo: para atingir a eficiência energética projetada os motores precisam de um combustível que possa fornecer uma quantidade de energia adequada para que o consumidor perceba a redução de consumo. Com uma gasolina de maior massa específica, haverá uma maior massa para um mesmo volume de combustível injetado no motor gerando mais energia na combustão permitindo que se rode mais quilômetros com o mesmo volume de combustível, ou seja, há redução do consumo.
Qual é a característica da gasolina que influencia na redução do consumo de combustível?
A maior massa específica garante uma maior eficiência energética do motor, reduzindo o consumo
Qual é a redução de consumo esperada?
Depende do motor e do veículo. A busca por uma maior eficiência energética envolve múltiplas soluções de engenharia automotiva. Um dos principais objetivos destas tecnologias é reduzir consumo. De acordo com os testes realizados, a melhoria de consumo média foi de cerca de 4% a 6% para aqueles veículos testados.
O que são considerados motores modernos?
Consideramos motores modernos os que passaram a ser introduzidos no Brasil em 2015 após a redução de enxofre de toda a gasolina que ocorreu em Janeiro de 2014. São os motores chamados de “downsized”, que são motores menores, eventualmente com menos cilindros, porém com a mesma potência graças ao avanço da tecnologia como sistemas eletrônicos de controle e utilização de turbocompressores. Também a partir dessa época passaram a introduzir no Brasil os motores com injeção direta de combustível (motores GDI – Gasoline Direct Injection).
Essas tecnologias ainda têm pouca representatividade no total da frota brasileira, mas já estão sendo introduzidas maciçamente pelas montadoras, graças a sua maior eficiência e mesma potência com menor peso. Poderão ser introduzidos mais rapidamente graças à nova especificação por octanagem RON. Também é adequada para os motores híbridos que estão sendo introduzidos no Brasil.
Quais exigências estão sendo antecipadas de 2022 para agosto de 2020?
A octanagem RON 93, permitindo antecipadamente a introdução de novas tecnologias veiculares.
Quais as tecnologias veiculares que poderão ser introduzidas no País em função da nova especificação?
É um grande número de tecnologias e controles eletrônicos que vem sendo implantados, além de sistemas de redução das emissões de escapamento. Todas essas novas tecnologias aplicadas em conjunto melhoram a eficiência e as emissões dos motores, mas exigem combustíveis de boa qualidade.
Como está a gasolina brasileira comparada às gasolinas dos países desenvolvidos?
Nossa gasolina possui 27% de etanol anidro o que faz dela uma gasolina diferente de todas as gasolinas do mundo. Porém, estamos trazendo a qualidade da gasolina para mais próxima da qualidade praticada na Europa e nos Estados Unidos. Todas as gasolinas comercializadas no Brasil devem atender à especificação da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).
A nova octanagem é resultado apenas pela mudança de método, deixou de usar o americano e passou a usar o europeu? Houve algum investimento ou melhoria no processo operacional das refinarias (nova unidade, novo processo)?
Não. A octanagem sempre foi medida por dois métodos: número de octano motor (MON) e número de octano pesquisa (RON). A especificação brasileira limitava o MON e o índice anti-detonante (IAD) que é a média entre MON e RON. Entretanto, os motores com tecnologias mais modernas são mais sensíveis à metodologia RON. Uma gasolina com MON mais alto poderia atingir um IAD especificado mesmo com valor de RON mais baixo. Para evitar os problemas de campo observados com gasolinas com RON baixo, a ANP passará a limitar RON e MON.
Não foram necessários investimentos nas refinarias para atendimento às novas especificações. Foram realizados ajustes de condições operacionais nas unidades existentes para esse atendimento.
A gasolina aumenta a potência do motor?
A potência do motor é uma característica definida no seu projeto. O uso do combustível adequado permite um melhor aproveitamento da potência do motor.
As gasolinas aditivadas são melhores que essa gasolina nos benefícios de desempenho e consumo?
Essa ideia não é correta em relação à octanagem e ao consumo. A gasolina aditivada é apenas uma gasolina comum com adição de aditivos detergente dispersante e redutor de atrito, que promovem a limpeza das válvulas de admissão de combustível e melhoram o fluxo de combustível. Não há comprovação da ação desses aditivos na octanagem e no consumo. A melhora da qualidade da gasolina comum também melhora a das gasolinas aditivadas, uma vez que estas são produzidas a partir da gasolina comum, apenas com a adição dos aditivos.
Qual a contribuição dessa Gasolina para o controle das emissões veiculares?
Essa gasolina está adequada para os motores atuais e também para os motores a serem adotados na próxima fase do Proconve (Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores) com início em 2022.
Toda a Gasolina é produzida no Brasil?
O mercado é aberto e as distribuidoras ou formuladores podem adquirir gasolina do exterior.